Se preferir, assista ao vídeo sobre o assunto:
Embora pareça fácil, não é raro ver gente quebrando a cabeça para apresentar de forma resumida o conteúdo do seu texto. Então eu vou dar algumas dicas para tirar um pouco este peso das suas costas.
Antes de qualquer coisa, você precisa saber definir qual é de fato o assunto do texto: um conflito entre duas ideias, uma relação entre três elementos, o lado bom ou ruim de algo… por isto é importante você deixar o título por último, já que é ele quem vai resumir tudo o que você escreveu.
Tendo determinado o assunto, você pode seguir algumas dicas:
1º- seja breve e direto: nada de frases longas ou que fujam do que realmente é o centro do seu texto.
2º- evite usar verbos: não chega a ser uma regra, mas uma dica para deixar seu título mais interessante. Caso você não consiga evitar, tente usar as formas nominais do verbo – as formas que não se flexionam em tempo nem em modo, funcionando como substantivos, adjetivos ou advérbios.
É o Infinitivo, quando os verbos terminam em ar, er, ir ou or, o Gerúndio, quando os verbos terminam em ando, endo, indo ou ondo, ou o Particípio, quando os verbos terminam em ado, ido, ou e suas formas irregulares.
Agora, se você achou o título perfeito, mas ele precisa usar verbo, use! Sem medo! Mas não esqueça que, como ele transforma seu título numa oração, você precisa pontuar este título.
3º- quando possível omitir os artigos: esta atitude dá um ar mais sintético para o seu título. Mas não faça disto uma regra. Teste na sua mente o título com e sem os artigos, e escolha o que soar mais agradável.
Por exemplo: se o tema for redução da maioridade penal, um bom título seria “maioridade e criminalidade”, ao invés de “a maioridade e a criminalidade”. Já se o tema for aquecimento global, o título “o meio-ambiente e a ação humana” soa melhor do que “meio-ambiente e ação humana”.
4º- não faça relação de antagonisto usando “versus”, ou o x: ao invés de escrever “coxinhas x petralhas”, prefira “o conflito entre coxinhas e petralhas”. Ou, no caso de ligação entre os tópicos, prefira “a relação entre grito e dor” a simplesmente “grito x dor”.
5º- sempre que possível, indique três informações no título: nosso cérebro fica mais confortável quando lemos algo com esta estrutura.
Por exemplo: se o tema for a discussão sobre a união civil homoafetiva, o título poderia ser “estado, religião e o casamento igualitário”.
Com estas dicas, com certeza você vai escrever um título eficiente. Treine bastante, escreva títulos diferentes sobre o mesmo assunto, e você vai se sentir seguro na hora que o bicho pegar. Nunca é demais estar bem preparado.
Um abraço!