Se preferir, assista ao vídeo sobre o assunto:
Primeiro vamos ver como contar o número de sílabas de uma palavra inglesa: basta contar o número de sons vocálicos pronunciados. Por exemplo, na palavra date, apesar de existirem duas vogais (letras), apenas a primeira é pronunciada, já que a segunda – o E – , como visto anteriormente, só está presente para indicar uma construção vogal/semi-vogal na letra A. Lembre-se apenas que vogal e semi-vogal são coisas diferentes.
Exemplos:
– 1 sílaba: strong, hit, weight, first…
– 2 sílabas: begin, usefull, berry, over, winner, castle…
– 3 sílabas: important, celebrate, underdog…
– 4 sílabas: development, photography, secretary…
– 5 sílabas: creativity, abnormality, metabolism*…
Agora vamos separar as sílabas. O problema está na diferença do esquema de separação de sílabas das duas línguas: o Português usa o sistema CV-CV, enquanto o Inglês usa o sistema CVC-V. (C = Consoante; V = Vogal)
Vamos separar as sílabas das palavras citadas acima:
– 1: /stɹoːŋ/; /hit/; /ʊeɪt/; /feɹst/
– 2: /bɪ’gin/; /’ɪuːz.fʊl/; /’bɛɹ.i/; /’oʊ.vəɹ/; /’ʊin.əɹ/; /’kæs.əl/
– 3: /im’pɔːɹt.ənt/, /,sɛl.ə’bɹeɪt/, /’ʌn.dəɹ,dɔːg/
– 4: /dɪ’vɛl.əp.mənt/; /fə’tag.ɹə.fi/; /’sek.ɹə,ter.i/
– 5: /,kɹi.ə’tiv.ət.i/; /,æb.nɔːɹ’mæl.ət.i/; /me.tæb.ə’liz.əm/
Analisando algumas das transcrições acima, fica clara a preferência pelo sistema CVC-V. Observe as palavras important (im-port-ant), celebrate (cel-e-brate), development (de-vel-op-ment), photography (pho-tog-ra-phy), secretary (sec-re–tar-y), creativity (cre-a-tiv-i-ty) e metabolism (me-tab-o-lis-m). Em todas elas, caso usássemos os critérios de divisão silábica da Língua Portuguesa, o resultado seria diferente.
Apesar disso tudo, saber separar as sílabas não é tão importante. Porém, saber contá-las é essencial, principalmente na hora de acrescentarmos sufixos, como já foi abordado em texto anterior.
*Nas palavras terminadas em sm ocorre um fenômeno peculiar, que é a inserção de um som vocálico átono na última sílaba, que possui apenas o m.