Se preferir, assista ao vídeo sobre o assunto:
Neste post eu vou falar sobre o used to, esta expressão que, em si, significa “acostumar-se a”. Este modal tem duas construções, uma voltada para o Passado e uma para o Presente.
A construção de Passado é mais simples, porque só precisa do sujeito, a pessoa da frase, do modal, e do verbo principal:
I used to live here.
He used to play basketball.
Como esta construção remete ao passado, tanto na forma negativa, quanto na interrogativa, o verbo auxiliar necessário vai ser o “did”, e o “use” perde o +d da conjugação. Logo, o primeiro exemplo, na forma negativa, fica “I didn’t use to live here”, e o segundo exemplo, como pergunta, seria “did he use to play basketball?”.
Já a construção de Presente tem duas mudanças em relação à do passado: o verbo to be depois da pessoa e o verbo principal recebendo o +ing. Então, os mesmos exemplos anteriores aqui ficariam:
I’m used to living here.
He’s used to playing basketball.
Nestes casos, o uso do verbo “to be” deixa fácil imaginar como vai ser a construção das formas negativa, Colocando o “not” depois dele, e interrogativa, trocando a posição do verbo to be com a pessoa, e finalizando com o ponto de interrogação:
I’m not used to living here.
Is he used to playing basketball?
Tranquilo, né?!
Um abraço!