Mitos do idioma III – Separação de sílabas

Se preferir, assista ao vídeo sobre o assunto:

Outro dos mitos sustentados por inúmeros professores é a história de que “em Inglês não há separação de sílabas”. Novamente a justificativa pode ser falta de conhecimento ou dificuldade na hora de ensinar, já que as regras não se parecem em nada com as da Língua Portuguesa.

Primeiro vamos ver como contar o número de sílabas de uma palavra inglesa: basta contar o número de sons vocálicos pronunciados. Por exemplo, na palavra date, apesar de existirem duas vogais (letras), apenas a primeira é pronunciada, já que a segunda – o E – , como visto anteriormente, só está presente para indicar uma construção vogal/semi-vogal na letra A. Lembre-se apenas que vogal e semi-vogal são coisas diferentes.

Exemplos:
– 1 sílaba: strong, hit, weight, first…
– 2 sílabas: begin, usefull, berry, over, winner, castle
– 3 sílabas: important, celebrate, underdog…
– 4 sílabas: development, photography, secretary
– 5 sílabas: creativity, abnormality, metabolism*…

Agora vamos separar as sílabas. O problema está na diferença do esquema de separação de sílabas das duas línguas: o Português usa o sistema CV-CV, enquanto o Inglês usa o sistema CVC-V. (C = Consoante; V = Vogal)

Vamos separar as sílabas das palavras citadas acima:

– 1: /stɹoːŋ/; /hit/; /ʊeɪt/; /feɹst/
– 2: /bɪ’gin/; /’ɪuːz.fʊl/; /’bɛɹ.i/; /’oʊ.vəɹ/; /’ʊin.əɹ/; /’kæs.əl/
– 3: /im’pɔːɹt.ənt/, /,sɛl.ə’bɹeɪt/, /’ʌn.dəɹ,dɔːg/
– 4: /dɪ’vɛl.əp.mənt/; /fə’tag.ɹə.fi/; /’sek.ɹə,ter.i/
– 5: /,kɹi.ə’tiv.ət.i/; /,æb.nɔːɹ’mæl.ət.i/; /me.tæb.ə’liz.əm/

Analisando algumas das transcrições acima, fica clara a preferência pelo sistema CVC-V. Observe as palavras important (im-port-ant), celebrate (cel-e-brate), development (de-vel-op-ment), photography (pho-tog-ra-phy), secretary (sec-retar-y), creativity (cre-a-tiv-i-ty) e metabolism (me-tab-o-lis-m). Em todas elas, caso usássemos os critérios de divisão silábica da Língua Portuguesa, o resultado seria diferente.

Apesar disso tudo, saber separar as sílabas não é tão importante. Porém, saber contá-las é essencial, principalmente na hora de acrescentarmos sufixos, como já foi abordado em texto anterior.

*Nas palavras terminadas em sm ocorre um fenômeno peculiar, que é a inserção de um som vocálico átono na última sílaba, que possui apenas o m.



Deixe seu comentário:




adjetivo adjetivos comparatives comparativos construção continuous declinação dica diferenças en future gramática Inglês irregular lista língua morfologia objeto ordem palavra past perfect pessoais portuguesa português present primeira pronome pronomes pronouns pronúncia redação regra relativos segunda sentido simple sufixo sufixos sujeito tempo tense terceira texto uso verb verbal verbo verbos vídeo