Perfect Tenses

Se preferir, assista ao vídeo sobre o assunto:

Neste post eu vou continuar falando sobre os tempos verbais em inglês. Desta vez, o assunto são os tempos perfeitos, que são aqueles que usam o verbo auxiliar have em sua construção.

Tem o Present Perfect, que é de longe o mais usado, o Past Perfect, que é um pouco mais raro, e o Future Perfect, que raramente é usado.

A construção é simples: primeiro vem a pessoa, o sujeito da frase, depois o verbo have, e então o verbo principal, conjugado no particípio. Por fim, você coloca os complementos necessários.

Como eu já disse anteriormente, na maioria dos tempos verbais a variação temporal ocorre no verbo auxiliar. Aqui não vai ser diferente. Para o Presente a gente usa a forma “have” para todas as pessoas, menos a 3ª pessoa do singular, he, she ou it, que usará sua conjugação irregular “has”. Para o Passado, a gente a conjugação irregular de passado do verbo “have”, o “had”. E para o Futuro, assim como no vídeo anterior, basta colocar o “will” antes do auxiliar “have”.

Tendo feito isso, vamos pro verbo principal: a conjugação do particípio vai se apresentar de forma muito parecida com a que eu expliquei no post do Simple Past. A gente divide os verbos em regulares e irregulares, e os regulares obedecem as mesmas regras citadas naquele post: as regras do “ed”. Rapidamente falando, verbos terminados em consoante y trocam o “y” pelo ied, como em studied; verbos terminados em apenas um “e” recebem o d, como em saved, e os demais verbos recebem o ed, como em worked. Lembrando sempre que aqui também se aplica a regra do CVC, já explicada anteriormente.

Já para os verbos irregulares a gente vai usar a mesma lista usada no vídeo de Simple Past, mas agora usando a terceira coluna. No caso do verbo drink, por exemplo, que apresenta as formas drinkdrankdrunk, a gente vai usar o drunk no tempo perfeito.

Assim, pra construir uma frase com o verbo meet no Present Perfect, nós dizemos “we have met before.”

Já se a pessoa for uma mulher, a frase fica “she has met him in a bar.”

E, no Passado, uma frase com o verbo go ficaria “they had gone home.”, enquanto uma frase no Futuro com o verbo finish, que é regular, ficaria “he will have finished the task then.”

Como a essa altura do campeonato você já deve saber, para construir frases NEGATIVAS, basta colocar o “not” depois do auxiliar “have” no presente e no passado, e depois do “will” no futuro.

“They haven’t arrived here.”
“He hasn’t called.”
“We hadn’t had time.”
“I won’t have watched the movie.”

Para terminar, para fazer perguntas, basta trocar a posição do auxiliar “have” com a pessoa da frase nos presente e no passado, e a posição do “will” com a pessoa no futuro.

“Have you played this game?”
“Has it worked?”
“Had they told you my story?”
“Will she have graduated?”

Um abraço!



Deixe seu comentário:




adjetivo adjetivos comparatives comparativos construção continuous declinação dica diferenças en future gramática Inglês irregular lista língua morfologia objeto ordem palavra past perfect pessoais portuguesa português present primeira pronome pronomes pronouns pronúncia redação regra relativos segunda sentido simple sufixo sufixos sujeito tempo tense terceira texto uso verb verbal verbo verbos vídeo