Continuando a série sobre como fazer comparações em inglês, a gente hoje vai ver como comparar um elemento com o todo, destacando como “o mais” ou “o menos” algo. A isso em Inglês damos o nome de Superlative.
Vamos começar falando sobre a Superioridade. Assim como nos Comparatives, a gente precisa dividir as características em dois grupos: as curtas – compostas por uma só sílaba, ou por duas sílabas, desde que terminado em “y” – e as longas – que são aquelas com duas ou mais sílabas.
Não sabe como contar as sílabas em Inglês!? Aprenda aqui!
Características Curtas
A primeira coisa que a gente precisa saber é montar a característica comparativa, que, neste caso, precisa obedecer a três regras:
1. Se o adjetivo terminar em consoante+y, como “happy” ou “funny”, a gente vai tirar o “y” antes de colocar o sufixo “iest”. (happiest, funniest)
2. Se o adjetivo terminar em “e”, como “safe”, a gente acrescenta só o “st”. (safest)
3. Para todos os outros adjetivos, a gente coloca o sufixo “est”. (strong = strongest; tall = tallest)
Esta última regra ainda obedece à regra do CVC, que também já foi explicada aqui. Por isto, o adjetivo “hot” ganha um segundo “t” antes do “est”. (hottest)
Nestas frases, o sufixo “est” – e suas variações – vai fazer a função de “mais”.
Características Longas
A principal diferença para as curtas é que as longas não receberão os sufixos da regra do “est”. Ao invés disto, vamos usar o “the most” antes da característica, numa construção bem parecida com o português.
– mais inteligente = the most intelligent
– mais importante = the most important
Construção
Tendo montado a expressão comparativa, passamos à construção da frase, que vai obedecer à seguinte estrutura:
Elemento 1 + verbo + expressão comparativa + complemento geral
Por exemplo: se eu quiser dizer “eu sou a pessoa mais alta da família”, eu tenho o elemento eu, ou “I”, o adjetivo “tall (alto/a/s)”, que, por ser curto e terminar com L, vai receber o sufixo “est”, e o complemento geral “person in the family” (pessoa da família).
Então a frase vai ficar “I’m the tallest person in the family”.
Agora vejamos um exemplo com característica longa: se eu quiser dizer “fact são as informações mais importantes”, eu tenho “facts”, o adjetivo “important” e o complemento “information“.
Então a frase vai ficar “Facts are the most important informations”.
*Adjetivos Irregulares
Assim como nos Comparatives, existem adjetivos irregulares, que não vão obedecer a nenhuma dessas regras. Ao invés disso, eles vão ter formas próprias.
Da mesma forma que no nosso idioma temos “maior” ao invés de “mais grande” e “melhor” ao invés de “mais bom”, no inglês teremos a lista abaixo:
bad > worst
far > farthest (distância); furthest (jornada)
good > best
ill > worst
late > latest (recente), last (último/a/s)
little (quantidade) > least
many > most
much > most
old > oldest (geral); eldest (membro da família)
well (saúde) > best
Já para falar de Superlativos de Inferioridade, obedeceremos exatamente a mesma construção da Superioridade com características longas, mas trocaremos “the most” (o/a/s mais) por “the least” (o/a/s menos).
Então a frase “Eu sou a pessoa menos nervosa da sala” ficaria “I’m the least nervous person in the room”.
Tranquilinho, não é mesmo!?
Aprenda sobre os COMPARATIVOS DE INFERIORIDADE!
Aprenda sobre os COMPARATIVOS DE SUPERIORIDADE!
Aprenda sobre os COMPARATIVOS DE IGUALDADE!