Neste post veremos os Predicativos, que serão características atribuídas a Termos da Oração. Basicamente, os Predicativos fazem a função de Adjetivos ou Locuções Adjetivas, mas na sintaxe da oração. Ou seja, enquanto Adjetivo é uma Classe Gramatical, Predicativo é uma Função Sintática.
Os Predicativos podem ser classificados de duas formas, de acordo com qual termo eles classificam. O Predicativo do Sujeito (PD) é uma qualidade atribuída ao Sujeito de uma frase, através de um verbo de ligação – como visto no artigo anterior. Quando eu digo “eu estou faminto!”, “faminto” é o Predicativo do Sujeito “eu”. Já o Predicativo do Objeto (PO), como o próprio nome já diz, será uma característica atribuída ao Objeto de uma frase.
Ele pode ser Direto ou Indireto, de acordo com o tipo de Objeto que ele qualifica, mas isto não terá peso em sua definição. O importante mesmo é aprendermos a identificar o Predicativo do Objeto.
Dá uma olhada nessa frase: “os jurados consideraram o réu culpado.” Ao identificarmos os termos, sabemos que “consideraram” é o verbo, “os jurados” é o Sujeito, e “o réu” é o Objeto Direto. Sobrou “culpado”, que não pode ser Adjunto Adverbial, já que não é um advérbio. Repare que “culpado” também não está diretamente ligado ao Objeto, embora pareça estar. O réu não é culpado desde o começo. Foi o Sujeito da frase que atribuiu a ele esta característica. Por isto “culpado” é Predicativo do Objeto.
Não ficou claro ainda? Então tenta perceber a diferença entre esta frase e “os jurados analisaram o réu errado.” No segundo caso, o réu era o errado desde o começo. Não houve influência do Sujeito. Então “errado” é parte do Objeto Direto: “réu errado”.
Vamos tentar outro exemplos?
Em qual das duas frases abaixo há um Predicativo do Objeto:
Ela comprou a casa grande.
Ela achou a casa grande.
Se você respondeu a primeira, você errou. É na segunda que “grande” é o Predicativo atribuído ao Objeto “casa” pelo Sujeito “ela”. Enquanto na primeira há a ideia de que havia mais de uma casa na escolha, e “ela” decidiu comprar a grande ao invés da média ou da pequena, a segunda dá a ideia de haver apenas uma casa, que “ela” julgou como grande.
Entendeu!?
Um abraço!