Se preferir, assista ao vídeo sobre o assunto:
OBS.: Neste texto, as palavras estarão acentuadas para indicar as diferentes pronúncias, perdendo sua correção em relação à norma culta.
Quando eu era pequeno, sempre achava estranho quando minha avó falava “bólsos”. Eu nunca entendi muito bem esta pronúncia, mas acabei adotando-a no meu dia a dia, embora com tom de “zuêra”. Só muito tempo depois fui perceber que esta é uma questão que traz dificuldades aos falantes da língua portuguesa. E que este fenômeno tem um nome: METAFONIA.
Se você pesquisar por “metafonia” na internet, vai encontrar várias versões da mesma definição: “é um fenômeno voltado para a oralidade.” Temos “pôrto”, mas “pórtos”; “côrpo”, mas “córpos”; “jôgo”, mas “jógos”. Já em outras palavras isso não acontece: o plural de “estôjo” é “estôjos”, de “pôuco” é “pôucos” e de “bôlso”… é “bôlsos”.
Em geral, isto parece ter acontecido durante a evolução do Latim pros Romances e depois para as línguas Neolatinas, e tem a ver com a proximidade das vogais, que fez com que o ó virasse ô, e não o contrário. Por exemplo: na palavra latina “pórcu” o u influenciou o fechamento do o para nossa palavra “pôrco”. O problema é que isto não aconteceu com as variações dela. E por isso temos “pórca” e “pórcos”.
E é aqui que temos uma dica que pode nos ajudar a diminuir nossas dúvidas: quando a variação feminina tiver o “ó” aberto, o plural, em geral, também terá. Assim: “pôrco”, “pórca”, “pórcos”; “ôvo”, “óva”, “óvos”; “pôrto”, “pórta”, “pórtos”.
*Eu sei que porta não é feminino de porto, mas ajuda no raciocínio.
“Jôgo”, “jóga”, “jógos”; “apôsto”, “apósta”, “apóstos”, e por aí vai…
Para deixar claro, isto não é uma regra. É só uma dica, um macete, que não funciona com “sôgro”, por exemplo, já que o feminino é “sógra”, mas o plural é “sôgros”. Esta dica não vai ajudar sempre, mas pelo menos ajuda na maioria das vezes. E isto já faz valer a pena a dica. Certo!?
Segue abaixo uma lista com outras palavras que sofrem metafonia:
corno – cornos
corpo – corpos
corvo – corvos
esforço – esforços
fogo – fogos
imposto – impostos
osso – ossos
povo – povos
olho – olhos
posto – postos
reforço – reforços
caroço – caroços
miolo – miolos
poço – poços*
socorro – socorros
tijolo – tijolos
Fonte: Wikipedia
Espero que essa dica seja útil no seu dia a dia. Se você ficou com alguma dúvida, deixa aí embaixo nos comentários.
Um abraço!