As palavras e suas declinações

Embora o Latim tenha dado origem ao Português, sua estrutura gramatical é bem mais complexa. Se, por um lado, não possui artigos – um dos problemas para os falantes estrangeiros que tentam aprender o Português -, por outro lado as palavras se flexionam em três “dimensões”, ou seja, além de gênero (são quatro: masculino, feminino, natural e neutro) e número (como no Português), ele ainda se flexiona em caso (espécie de função sintática). Resumindo, assim como os verbos são conjugados (em modos, tempos e pessoas) os substantivos são declinados (em casos). Isso significa na prática que, embora exista uma ordem “sugerida” para os termos na oração, esta não é obrigatória.

São seis os casos em Latim, e estes serão aqui apontados de maneira simplificada, a fim de tentar estabelecer uma relação com as funções sintáticas da Língua Portuguesa:

Nominativo: equivale ao Sujeito ou ao Predicativo do Sujeito.
Genitivo: equivale ao Adjunto Adnominal Restritivo. Pode também se referir ao todo de uma parte (um grupo de pessoas, a maioria dos guerreiros).
Acusativo: equivale ao Objeto Direto.
Dativo: equivale ao Objeto Indireto ou ao Complemento Nominal.
Ablativo: equivale ao Adjunto Adverbial.
Vocativo: função de mesmo nome.

Havia ainda um sétimo caso, o Locativo, que expressa o local (geográfico), mas este raramente é mencionado.

São 5 as declinações, que serão vistas nos próximos textos.



Deixe seu comentário:




adjetivo adjetivos comparatives comparativos construção continuous declinação dica diferenças future gramática Inglês interrogative lista locução língua negative objeto ordem palavra past perfect pessoais portuguesa português present primeira pronome pronomes pronouns pronúncia redação relativos segunda sentido simple sufixo sujeito tempo tense terceira texto transitividade uso verb verbal verbo verbos vogal vídeo