Fonética, Fonologia e a relação entre letras e fonemas

Agora, se trouxermos estes conceitos para a pronúncia, perceberemos que, dependendo da palavra, a vogal vai ser mais forte ou mais fraca. Observe as palavras “boi”, “quarto” e “céu”. Nestes casos, acontece o que chamamos de ditongo, que é o encontro de duas vogais na mesma sílaba. Quando um ditongo acontece, sempre teremos uma semivogal, que é exatamente a vogal mais fraca. Ainda podemos ter um tritongo, que é o encontro de três vogais na mesma sílaba, como em “Paraguai“. Neste caso, serão duas semivogais.

Se a semivogal vier antes da vogal, a gente tem um ditongo crescente. Como eu “quarto”; senão, é decrescente, como em “boi”.

Se o som da vogal for aberto, o ditongo é aberto, como em “céu” ou “dói”; senão, é ditongo fechado, como em “seu” ou “boi”.

Se as duas vogais forem fortes, então elas não tão na mesma sílaba. Neste caso, temos um hiato, como em “baú”.

Estes ditongos formados por duas vogais são ditongos orais. Ainda podemos ter ditongos nasais, que são aqueles formados por duas vogais e til, como em “pão”, “mãe” ou “aviões”, ou por vogal e “m” ou “n” no fim da sílaba, como em “falam”, “tonto” e “rum”. Isto acontece porque não diferenciamos o “m” do “n” no fim da sílaba, como acontece no inglês, por exemplo. Você pode falar “hífen” e “item”, e as duas vão soar iguais, embora uma termine com “m” e a outra com “n”.

Deu pra entender?

Por fim, veremos os dígrafos, que, como o nome já diz, são duas letras que fazem um só som, como em “cheiro” (x), “passo” (s) e “queijo” (k), e o dífono, que é quando uma letra faz dois sons, que no caso do português, só acontece com o “x”, como em “taxi” (ks).

Agora podemos voltar para “w” e “y”. O “w” no português tem duas funções: ou ele faz som de “v”, como em “Wagner”, e neste caso vai ser uma consoante, ou faz som de “u”, como em “William”, e neste caso vai ser uma semivogal. Já o “y” pode ser vogal, como em “Yago”, ou semivogal, como em “Andrey” ou “Thayane” – sempre fazendo a função de “i”.

Ficou claro agora!?

Um abraço!



Deixe seu comentário:




adjetivo adjetivos comparatives comparativos construção continuous declinação dica diferenças en future gramática Inglês irregular lista língua morfologia objeto ordem palavra past perfect pessoais portuguesa português present primeira pronome pronomes pronouns pronúncia redação regra relativos segunda sentido simple sufixo sufixos sujeito tempo tense terceira texto uso verb verbal verbo verbos vídeo