Possessives

Se preferir, assista ao vídeo sobre o assunto:

O Inglês apresenta uma grande diferença nos pronomes possessivos em relação ao Português. Enquanto nosso idioma só tem um grupo de possessivos, o inglês tem dois: Os Possessive Pronouns e os Adjective Possessive Pronouns, ou pronomes possessivos e pronomes adjetivos possessivos.

Dá uma olhada nessa tabela:

PERSONAL ADJECTIVE PRONOUN
I my mine
you your yours
he his his
she her hers
it its its
we our ours
you your yours
they their theirs

 

É assim que a gente costuma lembrar dos pronomes, em três colunas.

Dá para reparar que, com exceção do I e do he, a todas as outras pessoas só recebem o “s” nos possessive pronouns. O importante mesmo aqui é conseguir entender quando a gente usa um e quando a gente usa o outro. E o segredo está no nome dos pronomes. O mais usado, o adjective possessive, como o próprio nome já diz, tem função de adjetivo.

E qual a importância disto?

Basta a gente lembrar que todo adjetivo atribui uma característica a um substantivo, ou seja, ele precisa do substantivo a ele ligado pra funcionar. Não só isso. Como no inglês o adjetivo sempre vem antes do substantivo, a gente só vai usar o adjetivo possessivo se logo depois dele vier o objeto de posse, ou seja, o que é da pessoa.

Dá uma olhada na frase: minha casa é maior do que a sua.

Enquanto a minha casa aparece na frase, a sua está subentendida, oculta, embora dê para entender que ela está na frase. Logo, como a minha casa está na frase, eu vou usar o Adjective Possessive; como a sua não está, então para ela eu uso o Possessive.

Assim ela vai ficar: my house is bigger than yours.

O mesmo não aconteceria numa frase parecida:

Minha casa é maior do que seu apartamento.

Neste caso, tanto meu objeto quanto o seu aparecem na frase. Logo, eu preciso usar o Adjective Possessive para as duas pessoas, ficando “my house is bigger than your apartment.”

Outro exemplo rola quando tem um verbo depois do possessivo. Como não é substantivo, a gente tem que usar o Possessive, como eu “his hair is short. Hers isn’t.”

O cabelo dela não aparece na frase. Então não podemos usar o adjective possessive.

Então esta é a dica: se depois vier o objeto da posse, a gente usa os adjetivos possessivos; se não vier, a gente usa o outro possessivo.

Um abraço!



Deixe seu comentário:




adjetivo adjetivos comparatives comparativos construção continuous declinação dica diferenças future gramática Inglês interrogative lista locução língua negative objeto ordem palavra past perfect pessoais portuguesa português present primeira pronome pronomes pronouns pronúncia redação relativos segunda sentido simple sufixo sujeito tempo tense terceira texto transitividade uso verb verbal verbo verbos vogal vídeo