Reflexive Pronouns

Se preferir, assista ao vídeo sobre o assunto:

Embora sua função principal seja a de expressar uma ação feita e sofrida pela mesma pessoa da frase – daí o nome reflexivo, já que no reflexo você vê e você é visto – eles ainda têm mais duas outras funções bastante úteis para nossa comunicação em língua inglesa. Mas primeiro eu vou falar exatamente de sua função principal.

Observa a seguinte frase:

Eu me cortei ontem.

Quem cortou fui eu. E quem foi cortado também fui eu. Então a gente usa o Reflexive Pronoun. A frase ficaria “I cut myself yesterday.”

Toda frase em que o Reflexive aparecer com essa função obedecerá esta construção: a pessoa, o verbo, o pronome reflexivo referente à pessoa, e o complemento, quando precisar. Todos os pronomes reflexivos recebem o sufixo self, com uma pequena variação pras pessoas do plural. Como geralmente uma palavras terminadas em f, seja com ou sem o e, recebem o “ve” antes do “s” quando flexionado no plural, para as pessoas do plural o sufixo vai ficar selves. Então a tabela dos reflexive pronouns fica assim:

PERSONAL REFLEXIVE
I myself
you yourself
he himself
she herself
it itself
we ourselves
you yourselves
they themselves

 

É um pouco complicado de decorar, porque às vezes o prefixo obedece ao pronome objeto, e outras ao possessivo. Mas você acaba acostumando com o uso. O importante aqui é você entender a função do pronome, no caso a de expressar que a ação foi feita e sofrida pela mesma pessoa.

Vamos ver outros exemplos?

He hurt himself jumping.
We lost ourselves in the woods.
They will buy themselves a new house.

Repara que todas as frases têm a mesma estrutura.

Mas como eu disse, esse não é o único uso para o Reflexive Pronoun. A gente também pode usá-lo para dar ênfase ao fato de termos feito algo sozinhos, sem ajuda de ninguém. Neste caso, a posição do pronome muda. Ao invés de vir depois do verbo, ele vai vir ou logo depois da pessoa, ou no fim da frase. Por exemplo:

I built this model myself.
She herself is painting the house.

No primeiro exemplo, o que foi construído foi a maquete, não eu. Já no segundo é a casa que está sendo pintada. Eu só usei o Reflexive para reforçar que não rolou ajuda na tarefa.

Fácil, né!?

Por fim, o uso mais simples de ser identificado: quando a gente quer dar a ideia de que a pessoa viveu ou alguma sozinha, sem acompanhantes. Neste caso, além do pronome vir no fim da frase, a gente vai colocar o “by” antes dele. Por exemplo:

He travel to europe by himself.
Will you stay here by yourself?

Espero ter deixado claras as funções dos reflexive pronouns.

Um abraço!



Deixe seu comentário:




adjetivo adjetivos comparatives comparativos construção continuous declinação dica diferenças future gramática Inglês interrogative lista locução língua negative objeto ordem palavra past perfect pessoais portuguesa português present primeira pronome pronomes pronouns pronúncia redação relativos segunda sentido simple sufixo sujeito tempo tense terceira texto transitividade uso verb verbal verbo verbos vogal vídeo