Diferenças entre os tempos passados

Se preferir, assista ao vídeo sobre o assunto:

Neste post eu vou falar sobre os tempos passados. Vamos ver as diferenças entre o Simple Past, o Past Continuous, o Present Perfect e o Used to.

Primeiro eu vou falar sobre a diferença básica entre o Simple Past e o Present Perfect. A questão aqui é simples: o Simple Past fala do passado definido, ou seja, quando a gente diz, ou deixa implícito, QUANDO aconteceu. Já o Present Perfect vai falar do passado indefinido, ou seja, que não importa quando aconteceu.

Por exemplo: I’ve met your parents. ≠ I met your parents yesterday.

O fato de o segundo exemplo trazer o “quando”, no caso, “ontem”, força o uso do Simple Past. Já no primeiro exemplo, que sozinho não deixa claro quando eu conheci seus pais, é recomendado o uso do Present Perfect. E sim, o passado indefinido é o uso mais comum pro Present perfect. Vai entender.

Vale destacar que a informação, o quando, não precisa estar explícito. Imagina o seguinte diálogo:

– What did you do yesterday?
– Just watched tv.
– Did you watch the game?
– No, i watched some movies.
– Ah, ok.

Como a informação do momento, o “quando”, apareceu no começo do diálogo, todo o restante do diálogo rola no Simple Past.

O Past Continuous segue a mesma lógica do Present Continuous, a de que algo começou em algum momento, aconteceu por um tempo e depois terminou. Mas, no caso do passado, você fala do momento em que este algo estava acontecendo. Por exemplo:

“I was taking a shower when you called.”

Eu comecei a tomar banho, você ligou enquanto eu estava tomando banho, e depois eu acabei o banho.

Para terminar, eu vou falar do modal Used to, que equivale ao Pretérito Imperfeito da Língua Portuguesa. Ele é usado para expressar algo rotineiro do passado. Por exemplo: “i used to study in the morning” costuma ter uma tradução mais ao pé da letra, “eu costumava estudar de manhã”, mas pode simplesmente ser traduzido como “eu estudava de manhã”.

Um abraço!



Deixe seu comentário:




adjetivo adjetivos comparatives comparativos construção continuous declinação dica diferenças future gramática Inglês interrogative lista locução língua negative objeto ordem palavra past perfect pessoais portuguesa português present primeira pronome pronomes pronouns pronúncia redação relativos segunda sentido simple sufixo sujeito tempo tense terceira texto transitividade uso verb verbal verbo verbos vogal vídeo